Verão com temperatura controlada e sem contratempos

O verão, junto com o calor e as férias, também traz alguns desafios para quem trabalha com equipamentos de refrigeração e climatização, e também para o cliente. E para manter os aparelhos operando da melhor maneira possível durante esta época, é importante garantir que eles alcancem os melhores resultados, sem descuidar do consumo de energia. Estas são regras gerais, que valem tanto para o uso doméstico como para empresas.

Um exemplo de ambiente empresarial no qual a temperatura precisa ser controlada com eficiência são os Centros de Processamento de Dados (CPD's). Estes espaços, onde costumam ficar os servidores, precisam ser monitorados para garantir o funcionamento correto dos computadores. “O ideal é manter a temperatura entre 18 e 20º graus, para evitar danos às maquinas, e para isso normalmente é preciso dois ou três aparelhos de ar condicionado”, destaca o consultor técnico da Full Gauge Controls, Fábio Tedesco. Ele ressalta a importância de se certificar que haja um rodízio, para garantir uma melhor climatização e evitar o desgaste excessivo de algum dos aparelhos. “Neste caso, sugerimos a utilização do controlador MT-543 E Log, pois ele é de fácil instalação e configuração, possui custo 50% inferior em relação ao valor de trocar uma placa nova do ar condicionado, por exemplo, e ainda permite que o cliente acesse todas as informações por meio do Sitrad”, aponta Tedesco. O software de gerenciamento remoto, desenvolvido pela Full Gauge Controls e que completou 20 anos de existência no ano passado, permite a visualização dos dados, geração de relatórios e o controle das instalações apenas com um dispositivo (computador, tablet ou celular) que esteja conectado à Internet. Outra sugestão do consultor para este tipo de ambiente é a colocação de um controlador para monitorar a tensão. Com isto, é possível evitar as oscilações na rede, que podem causar diversos danos.

Mas e como fazer para manter a temperatura ideal, sem exagerar no consumo? Energia elétrica é um gasto que está no topo da lista de empreendimentos que precisam garantir a refrigeração de produtos, desde pequenos bares até grandes supermercados. Nesta caso, a recomendação é o uso de válvulas de expansão eletrônica: “As válvulas podem auxiliar em uma redução de até 30% no consumo, o que ao final de um ano significa muito para o cliente”, salienta Tedesco. Para estas aplicações, a Full Gauge Controls disponibiliza a VX-950 Plus, que pode ser usada em transporte frigorífico, câmaras e balcões de resfriados e congelados, entre outras utilizações. Além de economia, a válvula garante mais eficiência, com respostas imediatas a qualquer problema, pois também pode ser contatada ao software de gerenciamento remoto da empresa. E durante uma época marcada pelo calor, férias e por feriados prolongados, para os quais os o comércio aumenta seus estoques, poder monitorar suas instalações de maneira eficaz, o e melhor, à distância, é garantia de tranquilidade para os proprietários e qualidade para o consumidor.