11/11/2015

Hotel mineiro aposta em gerenciamento remoto

Visando o aumento da eficiência energética no seu sistema de aquecimento solar, o Hotel Clan Glass Business Tower, localizado em Belo Horizonte (MG), renovou suas instalações do sistema de aquecimento central. O projeto foi desenvolvido pela Ecoplus Engenharia, que utilizou o controlador digital de temperatura (CDT) Microsol II plus em comunicação com o software Sitrad, ambas soluções da Full Gauge Controls. "Através desse software Sitrad é possível realizar o gerenciamento constante do sistema de aquecimento solar do hotel, descobrir o perfil detalhado da geração energética dos equipamentos e obter um gráfico com as características térmicas para consolidar o modelo de aquecimento ideal da edificação em análise", explica o Eng. Daniel Elpídio Marinho. Hoje o Hotel Clan Glass Business Tower apresenta o volume armazenado de 16 mil litros de água quente.

O Sitrad também é usado para avaliação do projeto de engenharia do sistema, demonstrando se os níveis de eficiência estão conforme calculados. Dessa forma, e ao ter coletores solares certificados pelo Inmetro, a equipe da Ecoplus Engenharia consegue identificar se a eficiência do sistema está abaixo do calculado no projeto. E, a partir desses dados,
apresentar soluções de melhorias para elevar a eficiência do aquecimento térmico solar. Também são analisadas as temperaturas do coletor solar, do reservatório térmico e da água de consumo, obtendo a eficiência global do sistema de aquecimento. "Os resultados obtidos com a utilização do Sitrad foram possíveis devido à capacidade de armazenamento e geração de informações técnicas tais como gráficos, tabelas e relatórios, que foram considerados bastante satisfatórios", completa Marinho.
O gerenciamento remoto da instalação possibilitou também a comprovação prática da análise de viabilidade econômica realizada no início do projeto executivo. Através do estudo foi possível quantificar as horas de operação do sistema de aquecimento solar para um determinado período e extrapolar os resultados, obtendo o custo financeiro referente ao acionamento do aquecimento auxiliar, que pode ser elétrico ou a gás.
Através da união de esforços entre o Hotel Clan Glass Business Tower, a Ecoplus Engenharia e a Full Gauge Controls, pôde-se perceber que as tecnologias de engenharia estão proporcionando uma análise precisa, confiável e econômica na elaboração dos diagnósticos técnicos.